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Treino intervalado, se desenvolvido corretamente sua eficiência é certa!Voltar
Costuma designar-se por "treinamento intervalado" a variedade do trabalho interrompido e repetido, em que a carga necessária à ação escolhida recai sobre uma função a ser treinada, em intervalos regulados de esforço e repouso, regidos por determinadas normas. Ao contrário das formas tradicionais do trabalho intermitente, em que os intervalos de repouso não representam qualquer significado real para a obtenção do efeito almejado, servido apenas de condição para executar o trabalho repetido; no treino intervalado o estabelecimento da duração da pausa e do caráter do repouso apresentam importância idêntica. Convém notar que, quanto à prioridade dos parâmetros do exercício e do repouso no treino intervalado, os pareceres particulares dos especialistas chegam a ser antagônicos. Assim, conforme o ponto de vista dos fisiólogos alemães (Reindell H., 1961; Reidell H, Roskamm H., Gerschler W., 1962; Roskamm H., Reidell H. Keul J.,1961) compartilhado por uma série de especialistas de outros países (Costes N., 1972, Metzner A., 1962; Smodlaka V.N.,1964; Van Goor H., Mosterd W.L.,1961), a eficácia do treinamento intervalado, sobretudo, depende da escolha correta dos intervalos de repouso. Entretanto, os representantes da escola escandinava de fisiologia (Christensen E.H., 1960,1961; Christensen E.H., Hedman R., Saltin V., 1960) estão convictos que com a execução de exercícios intervalados intensivos de curta duração, o resultado decisivo na obtenção do efeito de treinamento esperado, pertence aos parâmetros do próprio exercício. Contudo, conforme é possível observar nos resultados de pesquisas anteriores (Vólkov N.I., Bútin I.M., Lavréntieva N.I., 1960; Vólkov N.I., Straj V.A.,1979; Vólkov N.I., Straj V.A., Kuznitzóv S.P., Kurbánov O.G. 1987), ambos os pontos de vista são corretos, apenas em determinadas faixas de esforço, utilizadas em diferentes formas do treinamento intervalado. As mudanças nas relações dos parâmetros entre trabalho e repouso, e as variações fisiológicas decorrentes no organismo conduzem à alteração relativa dos processos da troca aeróbia e anaeróbia na carga energética total.

Nos últimos quarenta anos, o treino intervalado passou a ser o método principal de treinamento nos tipos de esporte ligados à demonstração básica de resistência, tais como: corrida de média e longa distância, marcha atlética, natação, remo, corrida de patins, ciclismo, corrida de esquis, etc. No final da década de cinqüenta, o interesse para com as questões do treino intervalado assumiu caráter muito amplo após os sucessos triunfais de Emil Zatopec, famoso corredor tcheco, que demonstrou amplamente as vantagens do referido método durante a sua preparação. Sua aplicação regular, na atualidade, não é privilégio, apenas, dos representantes dos "esportes de resistência", mas, também, dos representantes das modalidades em que a resistência não possui papel decisivo, mas o lato nível do seu desenvolvimento cria condições para o domínio de amplos volumes de um trabalho específico de treinamento dirigido ao aperfeiçoamento das qualidades "principais" do desportista. O interesse geral para o aproveitamento, na prática, do treino intervalado, acha-se sujeito, antes de mais nada, às possibilidades intrínsecas do método da dosagem exata de uma ação rigidamente direcionada para o organismo do atleta sujeito ao treinamento e pela regularização do esforço decorrente das condições do treino e do uso de meios complementares.

Extraido do livro - Teoria e prática do treinamento intervalado no esporte.

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