digite seu e-mail acima
   para receber notícias .



Dicas para pedalar sem dor saiba mais ...

SURFBIKECAMPING - A INSPIRAÇÃO saiba mais ...

Locação de bicicletas na Europa saiba mais ...

Dicas para uma Vida Natural saiba mais ...

Prática de monges tibetanos une respiração e alongamento saiba mais ...

Treino intervalado, se desenvolvido corretamente sua eficiência é certa! saiba mais ...

O cansaço saiba mais ...

Os 10 mandamentos do ciclismo. saiba mais ...

Prevenção anti-tabagismo saiba mais ...

Faixa exclusiva está na lei saiba mais ...

Prática de monges tibetanos une respiração e alongamentoVoltar
MARCOS DÁVILA da Folha de S.Paulo


Em 1939, um ritual praticado por monges tibetanos chegou ao Ocidente com a publicação de "A Fonte da Juventude", do escritor norte-americano Peter Kelder. O livro que obteve sucesso internacional nos anos 80, publicado no Brasil pela editora Best Seller indica uma série de cinco exercícios, chamados de "ritos tibetanos", como uma fórmula para o rejuvenescimento.

Verdade ou mito, os tais ritos continuam sendo praticados e foram adotados em programas de educação física e em spas.

Há cerca de um ano, o professor de educação física Wagner da Rocha utiliza os exercícios em cursos dirigidos à terceira idade. "Fiquei impressionado com os resultados. A série proporcionou diminuição de flacidez, alívio de dores musculares e regulação da pressão arterial e do funcionamento do intestino", afirma.

Inspirados em posições da ioga, os exercícios devem ser feitos todos os dias para que os resultados sejam significativos. Segundo ele, cada posição tem o papel de acionar e potencializar o funcionamento de chacras (centros de energia do corpo) específicos. "Os chacras estão diretamente associados às glândulas, que funcionam como fábricas de substâncias químicas e hormônios que fazem o corpo funcionar bem", diz.

Depois de praticar os ritos diariamente por muitos anos, a professora de educação física eslovena Helga Ficher, proprietária do spa Viktoria Garten, resolveu ensinar a série de exercícios a seus clientes. "São exercícios bem completos, pois, além de alongar, eles também fortalecem os músculos", afirma. De acordo com o livro, o ritual é feito de forma progressiva. O praticante deve começar fazendo de três a cinco vezes cada um dos cinco movimentos até chegar a 21 vezes em cada posição.

A professora de geografia Sandra Cutar, 47, faz a série de exercícios há três anos. "Não acredito que tenha rejuvenescido, mas me sinto mais disposta, com mais energia durante o dia", afirma.

O Projeto Pedalar em sua Clínica oferece a seus alunos um curso e acompanhamento a fim de ensinar a prática dos "ritos tibetanos". De acordo com o Personal Trainer José Urso esses exercícios auxiliam muito na prevenção de lesões, principalmente para praticantes de ciclismo que pela postura sobre a bike sobrecarrega as articulações da região lombar, ombros e pescoço.

maiores informações projetopedalar@gmail.com

Curitiba - PR - Fone: [41] 3085-7181 - Celular: [41] 8873-1967 - (41) 9820-8874

rodalivre@rodalivrebikers.com.br - www.facebook.com/rodalivrebikers